Frata Engenharia

Notícias




17/01/2011

Consumo de energia sobe 7,5% em Ribeirão Preto/SP

O consumo de energia cresceu 7,5% em Ribeirão Preto de janeiro a setembro do ano passado, em relação ao mesmo período de 2009.

O maior aumento foi no consumo comercial, 10,9%, seguido pelo residencial (6,6%) e industrial (6,04%). Os dados são da CPFL Paulista, concessionária de energia que atende o município.

De acordo com o gerente regional da empresa, Alexandre Chamas Filho, o crescimento do consumo residencial refletiu o efeito da expansão da massa salarial.

"Com mais dinheiro no bolso e a oportunidade do crédito, as famílias compraram mais eletrodomésticos, o que gerou o aumento na demanda por energia", disse.

O mesmo efeito, porém com intensidade menor, segundo Chamas Filho, foi verificado no consumo comercial. "Além do aumento da massa salarial e do uso de refrigerados, surgiram novos clientes", disse.

Já com relação à indústria, o gerente disse que os efeitos da crise financeira mundial impediram o aumento expressivo do consumo.

Apesar disso, a empresa deve fazer investimentos para aumentar a capacidade de fornecimento. Ao todo, serão R$ 11 milhões em melhorias.



fonte: UDOP
Web Analytics