Notícias
Dilma ressalta importância da educação para qualidade de vida no campo
A presidenta Dilma Roussef enfatizou a educação como importante ferramenta para agricultores familiares e trabalhadores rurais melhorarem de vida. Para ela, a formação escolar "tem um papel estratégico, transformador e precisa ser garantida a todos, sem exceção".
A declaração foi feita nesta segunda-feira (26), durante o programa de rádio 'Café com a Presidenta'. O tema central foi o recém-lançado Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), que contará com investimento de R$1,8 bilhão anuais para melhorar a educação no campo e beneficiar, principalmente, produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária e comunidades quilombolas.
"As ações do Pronacampo vão desde a melhoria da infraestrutura nas escolas à formação dos professores. Trinta mil escolas vão receber recursos para manutenção e reformas, e outras três mil escolas serão construídas até 2014. Vamos também formar professores e oferecer cursos profissionalizantes aos nossos jovens e trabalhadores rurais, aumentando assim as oportunidades para que todos no campo melhorem de vida" explicou Dilma.
Oportunidade
A presidenta também ressaltou que 30 milhões de brasileiros vivem no campo. Desta forma, o Pronacampo é uma oportunidade para levar a eles educação de qualidade, assim como tem feito o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Executado pelo Incra, o Pronera beneficiou, desde que foi criado, em 1998, cerca de 450 mil jovens e adultos assentados pelo programa de Reforma Agrária do Governo Federal.
"Nós queremos que esses agricultores e suas famílias tenham a oportunidade de estudar e conquistar uma profissão sem precisar deixar o campo. Uma das nossas ações será oferecer material didático com conteúdo diferenciado para as escolas rurais. A partir do ano que vem, os temas dos livros didáticos dessas escolas estarão relacionados com a realidade das pessoas que vivem no campo e, também, das comunidades quilombolas, valorizando os saberes da terra e o conhecimento de quem vive na área rural", enfatizou Dilma.
Outro ponto ressaltado foi a qualificação dos professores: "Nós, hoje, temos 342 mil professores na zona rural, mas apenas pouco mais da metade desses professores tem curso superior. Com o Pronacampo, a nossa meta é formar 145 mil professores até o ano de 2014", planeja Dilma.
Ações de apoio e infraestrutura
No programa 'Café com a Presidenta', Dilma ressaltou, ainda, a importância do ensino técnico para agricultores; de ações de infraestrutura, como recuperação de escolas e estradas, além de ações de apoio, como o transporte e a alimentação escolar, para a garantia do sucesso do Pronacampo.