Frata Engenharia

Notícias




19/03/2012

III Conferência Internacional Processo Aqua. da Fundação Vanzolini, debate conceito de bairro sustentável

A experiência francesa na construção de bairros desenhados dentro de conceitos de sustentabilidade e o estudo de caso do primeiro condomínio sustentável do Brasil (O Damha Golf I, localizado em São Carlos, no interior do Estado de São Paulo) serão alguns dos destaques da III Conferência Internacional Processo AQUA: da França ao Brasil, da Teoria à Prática, do Edifício ao Bairro Sustentável, que ocorre no dia 28 de março, a partir das 8h30, no hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo. O evento, realizado pela Fundação Vanzolini, principal instituição de certificação da construção civil do Brasil, responsável pelo Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), é fruto de uma parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, e faz parte do Núcleo de Conteúdo Feicon Batimat 2012, que será realizado junto com a Feicon, maior feira da construção da América Latina.

Durante a conferência, que será aberta pelo professor José Joaquim do Amaral Ferreira, vice-presidente e diretor de Certificação da Fundação Vanzolini, especialistas do Brasil e do exterior apresentarão os resultados e os desafios que se impõem à construção sustentável.

O coordenador executivo do Processo AQUA da Fundação Vanzolini, professor Manuel Carlos Reis Martins, apresentará um panorama da certificação AQUA no Brasil, que traz uma proposta de mudança de cultura na construção civil e no modo como algumas empresas desenvolvem um empreendimento, desde o planejamento do produto imobiliário - integrando o gerenciamento ao longo de todas as fases - até a entrega.

A apresentação da certificação HQE Aménagément aplicada em caráter pioneiro em mais de 20 bairros franceses, será feita por representantes da Certivéa, o órgão responsável pela certificação HQE para empreendimentos do setor de serviços.

Uma exposição do plano de desenvolvimento de habitações sociais sustentáveis, por parte do diretor da Qualitel (órgão responsável pela certificação HQE para empreendimentos habitacionais na França), Xavier Daniel, mostrará como os franceses conseguem certificar 85% dessas habitações.

Representantes de empreendimentos que já receberam a certificação do Processo AQUA vão expor algumas experiências. É o caso do Syene Corporate, primeiro edifício corporativo certificado em Salvador (BA), desenvolvido pela Syene; do prédio do centro de treinamento e desenvolvimento espiritual da Sukyo Mahikari do Brasil; do residencial Park One Ibirapuera da Odebrecht e o Damha Golf I da Damha Urbanizadora, primeiro condomínio sustentável do Brasil. A Leroy Merlin também trará uma palestra sobre a experiência em lojas certificadas e a estratégia de sustentabilidade da empresa.

As autoridades públicas e entidades de classe marcarão presença no evento. Além de representantes do Ministério das Cidades, que irão debater o desenvolvimento sustentável das habitações sociais no Brasil, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Carlos de Oliveira Lima, e o diretor do departamento jurídico da entidade, Hélcio Honda, irão palestrar sobre as oportunidades de investimentos em habitação e infraestrutura para o crescimento sustentável nos próximos dez anos e sobre a segurança jurídica dos investimentos sustentáveis no Brasil.



fonte: Portal Creasp
Web Analytics