Frata Engenharia

Notícias




07/01/2011

Litro do álcool combustível bate recorde de preço em 2010

O litro do álcool combustível bateu recorde de preço em 2010. A expectativa é que o valor comece a baixar a partir deste ano, com a redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de 25% para 22%. O presidente da Minaspetro, Paulo Miranda Soares, disse que neste momento há um processo de entressafra e, consequentemente, os preços estão subindo desde dezembro.

Soares falou ainda que as empresas têm estoques volumosos comprados com aliquota de ICMS de 25%. "Quando você mexe na aliquota tem que ter um tempo para que haja uma desova desse estoque mais caro para que possa praticar o preço mais baixo"

Ele explicou que os maiores preços ocorrem na época da entressafra e os preços só caem na safra. "Se o clima não atrapalhar, a partir de março vamos ter preços melhores no etanol hidratado para quem abastece carro flex", disse Soares.

Ele falou que em todo o Brasil somente em três estados é vantajoso o consumidor do carro flex colocar o etanol hidratado. Nos outros, o álcool ultrapassa um pouco o limite de 70% do preço da gasolina. "Como o carro consome mais, neste momento, é mais vantajoso, em 24 estados, colocar gasolina".

Soares confirmou que no período da safra o preço deve cair porque só as diferenças de alíquota aumenta o valor do etanol em até R$ 0,10.



fonte: Portal G1
Web Analytics