Notícias
“PMDB é governo” e ajudará Dilma com Código
O presidente em exercício do PMDB, senador Valdir Raupp, disse nesta quarta-feira (1º), após reunião da bancada do partido no Senado com a presidente Dilma Rousseff, que a legenda “é governo”.
Buscando promover o discurso de unidade entre Dilma e sua base no Congresso após derrota do Planalto na votação do Código Florestal na Câmara, Raupp afirmou que a reunião serviu para “afinar o discurso e ampliar a relação”. Segundo ele, a bancada peemedebista “quer ajudar” Dilma.
- O PMDB não participa do governo. O PMDB está no governo, ele é governo.
De acordo com o senador, o partido está disposto a aprovar mudanças no texto do Código Florestal que veio da Câmara – e que desagrada a Presidência. Segundo ele, a presidente deixou claro que não vai permitir avanço do desmatamento
A presidente não vai permitir avanço do desmatamento, e nem nós. Existe uma proposta de desmatamento zero que conta com nosso apoio. [...] O PMDB vai ajudar em tudo que for possível, nossa busca de unidade [na bancada] é para ajudar o governo.
Raupp afirmou que a discussão do código não se encerrou na Câmara, nem deve se encerrar nas três comissões pelas quais passará no Senado. Uma proposta de versão final para o texto, diz ele, deve ficar pronta apenas quando o projeto estiver no plenário da Casa.
O senador não quis, entretanto, detalhar quais mudanças no texto serão patrocinadas pelos peemedebistas, mas disse que as mudanças devem ser discutidas junto com a Câmara, uma vez que o texto terá que voltar para lá após modificações no Senado.
Dilma quer reverter no Senado pontos como a possibilidade de os Estados definirem a permissão de plantio em APPs (Áreas de Preservação Permanente) e a anistia a desmatadores. A presidente já indicou que, se os senadores não modificarem o texto, ela poderá vetar o novo texto, ou partes dele.