Frata Engenharia

Notícias




24/10/2011

Produtores antecipam investimentos nos canaviais

 

Produtores da região de Jaboticabal já começaram a investir na produtividade dos canaviais para que em 2012 a safra não seja prejudicada. Neste ano, o clima e o envelhecimento dos canaviais foram os principais motivos da quebra na safra. O prejuízo só não foi pior para alguns dos produtores pois o preço da cana subiu.

Em uma usina em Sertãozinho, desde o início da colheita as máquinas processaram 972 mil toneladas de cana-de-açúcar. O número ficou 32% abaixo do atingido na safra passada. O gerente industrial Antonio Possebom aponta os setores mais atingidos. "O prejuízo é muito grande. Vai ter queda na moagem, queda na produção de açúcar, queda na produção de álcool e um período muito longo de entressafra."

As usinas só voltarão a moer no início de maio de 2012. Na região de Jaboticabal, a brotação da cana da próxima safra já começou. Depois de seis safras, o produtor Breno Fontão decidiu reformar a lavoura de 200 hectares. O calcário vai corrigir a acidez da terra que deve receber novas plantas. "O plantio é mais rápido, tem uma absorção melhor e a planta vem mais vigorosa e com certeza no primeiro corte ela vai dar uma tonelagem muito maior do que a que estava dando por hectare atualmente", afirma.

Os produtores esperam receber um aumento pela tonelada da cana de cerca de 12% a 15%. Mas o agricultor Paulo Rodrigues acredita que a quebra ainda vai existir. "A gente ainda tem um prejuízo na produtividade, ou seja, toneladas por hectare de açúcar por tonelada de cana, que somadas vão ser alguma coisa entre 20% e 25%. Portanto a gente ainda fica com um buraco no fluxo de caixa."

 


fonte: EPTV
Web Analytics